Uma das novidades que apresenta a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 é a utilização do chamado Ônibus 2.0, uma iniciativa que permitirá que os jovens que não puderam ir à capital espanhola possam participar do encontro pelas redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube.
 
Em declarações à ACI Prensa em Madrid, um dos 60 voluntários que estará informando dos últimos acontecimentos da JMJ, Jayguer Vásquez do Panamá, explicou que o Ônibus 2.0 estará nos principais eventos que se desenvolvam entre o 16 e em 21 de agosto nesta capital, especialmente naqueles nos quais esteja o Papa Bento XVI.
 
O primeiro evento a ser informado nas redes sociais é a Missa inaugural que será celebrada amanhã terça-feira 16 de agosto na Praça Cibeles a partir das 19:00h e que será presidida pelo Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela.
 
Vásquez disse que a idéia do Ônibus 2.0 é obter que os jovens tenham a experiência de participar desta JMJ desde os lugares em que estejam, através de vídeos, testemunhos e "tweets" que os voluntários irão colocando em distintos idiomas. Estes serão feitos em espanhol.
 
O jovem panamenho disse à ACI Prensa que a idéia geral do Ônibus 2.0 é "aproximar através das redes sociais a todos os jovens do mundo inteiro" e a todas as pessoas interessadas em saber o que está acontecendo em Madrid.
 
"Vamos estar nos eventos para que as pessoas possam saber de muitas coisas e possam também fazer parte do mesmo. A idéia é que também possam estar perto de Papa".
 
Madrid espera aproximadamente a um milhão e meio de jovens procedentes de todo o mundo. Entre o 11 e em 15 de junho estiveram participando dos chamados dias das dioceses.

Ente ontem e hoje os peregrinos começaram a chegar à capital espanhola e podiam ser vistos caminhando pelas ruas de Madrid rezando, cantando e alegrando as calorosas tardes nas que a temperatura chegou até os 35 graus (centígrados).

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: